quarta-feira, 27 de junho de 2007

Filtro Solar - Clipe Real

"Nunca deixem de usar filtro solar.Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: use filtro solar. Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante. Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês..."

domingo, 24 de junho de 2007

Curiosidade Matemática

Os números gugol e gugolplex

Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros.
Esse nome surgiu quando em certa ocasião, o matemático americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de 9 anos, Milton Sirotta, qual era o maior número que existia. A resposta do menino (algo como guuugol) não foi muito animadora, mas na mente de Kasner isso virou uma bela brincadeira. Em homenagem ao sobrinho, ele chamou de gugol ("googol", em inglês) o número 1 seguido de 100 zeros ou, dizendo de outra forma, o número 10 elevado a 100.
Em seguida, usou o gugol como base para denominar um número ainda maior: o gugolplex, que equivale a "10 elevado a 1 gugol". Imagine quantas folhas de papel seriam necessárias para escrever o número gugolplex por entenso...

Biografia da semana

GAUSS

Johann Friederich Carl Gauss nasceu em Brunswick, Alemanha. De família humilde mas com o incentivo de sua mãe obteve brilhantismo em sua carreira. Estudando em sua cidade natal, certo dia quando o professor mandou que os alunos somassem os números de 1 a 100, imediatamente Gauss achou a resposta - 5050 - aparentemente sem cálculos. Supõe-se que já aí houvesse descoberto a fórmula de uma soma de uma progressão aritmética.
Gauss foi para Gõttingen sempre contando com o auxílio financeiro do duque de Brunswick, decidindo-se pela Matemática em 30 de março de 1796, quando se tornou o primeiro a construir um polígono regular de dezessete lados somente com o auxilio de régua e compasso. Gauss doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstãdt e sua tese foi a demonstração do "Teorema fundamental da Álgebra", provando que toda equação polinomial f(x)=0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária e para isso baseou-se em considerações geométricas. Deve-se a Gauss a representação gráfica dos números complexos pensando nas partes real e imaginária como coordenadas de um plano. Seu livro "Disquisitiones Arithmeticaé' (Pesquisas Aritméticas) é o principal responsável pelo desenvolvimento e notações da Teoria dos Números, nele apresentando a notação b=c (mod a), para relação de congruência, que é uma relação de equivalência. Ainda nesta obra Gauss apresenta a lei da reciprocidade quadrática classificada por ele como a "jóia da aritmética" e demonstrando o teorema segundo o qual todo inteiro positivo pode ser representado de uma só maneira como produto de primos descreveu uma vez a Matemática como sendo a rainha das Ciências e a Aritmética como a rainha da Matemática. No começo do séc. XIX abandonou a Aritmética para dedicar-se à Astronomia, criando um método para acompanhar a órbita dos satélites, usado até hoje, e isto lhe proporcionou em 1807, o cargo de diretor do observatório de Gôttingen, onde passou 40 anos.
Suas pesquisas matemáticas continuaram em teoria das funções e Geometria aplicada à teoria de Newton. Em Geodésia inventou o helìtropo, aparelho que transmite sinais por meio de luz refletida e em Eletromagnetismo inventou o magnetômetro bifiliar e o telégrafo elétrico. Sua única ambição era o progresso da Matemática pelo que lutou até o momento em que se conscientizou do fim por sofrer de dilatação cardíaca. Gauss morreu aos 78 anos e é considerado o "príncipe da Matemática".
Fonte: sóMatemática

Pensamento do dia

Apartir de hoje irei postar frases a respeito de ciências e matemática e contar um pouco da biografia de cada um dos grandes cientistas, matemáticos, físicos, filosofos, pesquisadores..

"A Matemática é a rainha das ciências e a teoria dos números é a rainha das matemáticas". (Gauss)

sábado, 23 de junho de 2007

Frase do dia

"Embora ninguem possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)

Mensagem de reflexão

Sorria Sempre. Espere e AME... Nossos obstáculos são muitos e nossa força para vencer maior ainda, acredite e vença.

Mesmo que a vida não lhe ofereça sonhos, sonhe.

Mesmo que a vida não lhe ofereça um sorriso, sorria.

Mesmo que a vida não lhe ofereça esperança, Espere.

Mesmo que a vida não lhe ofereça motivos para amar, Ame.

Lute com todas as suas forças para mostrar a si mesmo que você é forte para ultrapassar todos os obstáculos.

Lute com toda sua energia para nunca perder a vontade de sonhar, sorrir, esperar e amar, pois só assim, você poderá alcançar a verdadeira felicidade.

A felicidade de ter em cada novo dia que surge, a esperança de poder viver.

Viver com tanta intensidade que a própria vida reconheça que você é
um vencedor.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Indicação de Filme



"Um filme como Uma Verdade Inconveniente mostra a possibilidade da consistência de um discurso ambientalista global. Traz dados e conclusões – como no efetivo índice de aumento da temperatura do planeta até o final do século, de 6 graus em média, ou os efeitos do rápido incremento da densidade populacional (a população da Terra cresceu de 2 bilhões para 6 bilhões no espaço de uma geração). A essência do que é dito ali, repicada pelo espaço no qual a mídia constrói a consciência das pessoas, seria o bastante para tornar esse mundo mais habitável.

Uma Verdade Inconveniente é a documentação da itinerância internacional de uma palestra sobre o tema, conduzida com grande habilidade por Al Gore, o democrata que por pouco não ganhou as eleições para presidente dos EUA. Ele foi derrotado por Bush num resultado que envolveu várias recontagens de votos na Florida e até hoje é cercado de dúvidas.

Gore faz essa palestra há seis anos. Levanta questões essenciais sobre a produção de combustíveis fósseis e o rápido desaparecimento de geleiras ou a ocorrência de catástrofes climáticas. A extensa pesquisa que mostra lança sobre sua platéia uma extraordinária coleção de dados sobre os perigos do aquecimento global e o que poderia ser feito para reduzir o seu impacto.

Se o formato de sua apresentação é admirável, o mesmo não se pode dizer do formato do filme que a documenta. A relevância da palestra não impede que a qualquer momento o documentário possa ser tomado como um institucional sobre o ambientalista - e ainda assim o político – onde não faltam considerações dramáticas sobre assuntos como o acidente que vitimou seu filho ou a doença que matou sua mulher, convenientemente embalados por referências sonoras que cairiam como uma luva na novela das oito.

Essa embalagem não colabora para dar relevo à densidade do que o palestrante está mostrando. Pelo contrário, abre os holofotes sobre a credibilidade das intenções que acompanham o discurso de qualquer político, muito especialmente um quase presidente dos Estados Unidos. Ali estão os indefectíveis primeiro planos, o preto & branco e o slow motion que acompanham todos os filmetes de propaganda política produzidos nos EUA e no mundo.

O calor dos argumentos de Al Gore corre o perigo de se derreter nesse formato, como as geleiras que se esfacelam no Ártico ou na Groenlândia. Mas a pertinência do que está sendo dito não se dissolve. Uma Verdade Inconveniente faz timidamente pela sobrevivência do planeta o que a mídia poderia fazer numa escala gigantesca, de que nenhum filme é capaz. Desperta a consciência para a iminência da extinção da raça humana, que até bem recentemente os cientistas só esperavam para os próximos milhares de anos. Mostra que a qualidade de nossa vida no planeta vai piorar na semana que vem, e no próximo ano, e todos os dias. Essa não é uma invenção do protagonista – é um consenso científico. "

Al Gore solta o verbo

Uma verdade Incoveniente

Assistir esse filme na aula de organizações e normas, é um filme muito interessante que nos prende a atenção desde o 1º segundo, aconselho a todos que possam assitir. Al gore, no seu documentário mostra as consequências do aquecimento global causado pelo homem.
"Uma Verdade Inconveniente traz argumentos persuasivos de Gore, que explicam que já não se pode tratar o aquecimento global como um problema político, mas sim como o maior desafio que se enfrentará neste século."
Um filme que impacta as pessoas, para terem consciência dos efeitos causados pela sua própria poluição e como reverter essa situação.

Caos no Clima | Aumento de temperatura na Amazonia

terça-feira, 5 de junho de 2007

Aquecimento Global - Caos no Clima (parte 1)

Aparti de hoje postarei no meu blog o video Caos no Clima produzido pela BBC e mostrado no Fantastico.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Filme ilhado

Um filme que retrata de maneira lúdica o aquecimento global.

sábado, 2 de junho de 2007

O Progresso - Roberto Carlos

"Existem apenas duas maneiras de ver a vida.
Uma é pensar que não existem milagres, e a outra é acreditar que tudo é um milagre.

Albert Einstein

"Ser homem é ser respinsavel. é sentir que colabora na construção do mundo"

Antoine Saint-Exupéry

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje".

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Uma Viagem no Tempo

Um vídeo para reflexão

Semana do Meio Ambiente

Essa semana irei postar as mensagens sobre o Meio Ambiente. Dia 05 comemora-se o dia mundial da Ecologia.

Começo colocando uma música de Guilherme Arantes - Planeta Água

Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes



Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água.